Duas semanas após a desobrigação do uso de máscaras, os números seguem estáveis em Ipatinga
- 21/03/2022
- 0 Comentário(s)

Desde o dia 7 de março, com a melhoria sucessiva e consistente nos números do cenário epidemiológico, a Prefeitura de Ipatinga desobrigou o uso de máscaras em ambientes fechados (antes já havia flexibilização para ambientes abertos), sendo uma das primeiras cidades mineiras a flexibilizar seu uso.
Desde então, outras cidades também optaram pela liberação. No Estado de São Paulo, a desobrigação foi decretada na última quinta-feira, gerando reações divididas: enquanto uns comemoram, alguns outros consideram cedo demais para a flexibilização. Os resultados em Ipatinga, porém, parecem animadores.
Duas semanas após o Decreto nº 9994, os números se mostram estáveis. No dia 8 de março, o boletim epidemiológico oficial da cidade apontou para 79% de ocupação na UTI e 81% na Enfermaria, com um total de 6 pacientes covid-19 internados. No boletim divulgado no dia 20, ontem, a taxa de ocupação está em 72% na UTI e 76% na Enfermaria, com 8 pacientes covid-19 internados.
Neste período, o total de óbitos aumentou em 3, e o total de casos registrados no município aumentou numa porcentagem de 1,12%. Talvez seja cedo para tomar conclusões definitivas, mas certamente o cenário tem se mostrado favorável à liberação, conforme a melhoria nos números tanto no cenário municipal quanto nacional.
Neste mesmo sentido, o prefeito Gustavo Nunes ressaltou no ato da liberação que “se for necessário, no futuro, poderemos rever a medida. Mas acredito que não será necessário. Já a vacinação em Ipatinga segue em ritmo acelerado”.
Vale lembrar que o decreto alcança o uso desobrigado em estabelecimentos comerciais e industriais, de prestação de serviços de qualquer natureza, templos religiosos, estabelecimentos de ensino e demais locais fechados, enquanto os locais abertos já apresentavam desobrigação. Porém, de acordo com o Decreto nº 9.995, publicado na última terça (8), a exigência permanece em áreas médico-hospitalares públicas e privadas (com atendimento médico) da cidade.