Eleições 2022: 4 de maio é o último dia para tirar título de eleitor
- 24/03/2022
- 0 Comentário(s)

Atenção jovem de 16 e 17 anos, assim como os adultos que ainda não possuam título de eleitor ou que precisam fazer transferência de município: dia 4 de maio se encerra o prazo para alistamento e transferência para as eleições 2022.
Vale lembrar que o voto no Brasil é exercício de cidadania, mas também obrigação para brasileiros natos ou naturalizados maiores de 18 anos, exceto analfabetos e maiores de 70 anos, em que é facultativo. O jovem relativamente capaz, maior de 16 e menor que 18 anos também pode exercer o voto facultativamente, desde que obtenha o título de eleitor no prazo. Evite filas e não deixe para última hora, pois os dias que antecedem o encerramento dos cadastros e transferências sempre tendem a ser mais cheios.
Aqueles que já possuem títulos, mas estão em situação irregular eleitoralmente por não terem exercido a obrigação em pleitos anteriores, devem regularizar sua situação para poderem votar neste ano, no prazo de seis meses antes do pleito (até o início de Abril). Para isso, não é necessário buscar a Justiça Eleitoral, pode-se utilizar o aplicativo e-Tìtulo. Disponível para download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS), a ferramenta substitui o título de eleitor em papel e permite que o usuário resolva eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral sem precisar sair de casa.