"Prefeitura de Ipatinga lança programação para o Maio Amarelo"
- 02/05/2024
- 0 Comentário(s)

"Prefeitura de Ipatinga, através da Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), promove a divulgação das atividades educativas para o Maio Amarelo. O evento, realizado em todo o país, visa conscientizar sobre os impactos dos acidentes de trânsito e a necessidade de prevenção.
Juntamente com a produção de amplo material informativo, a Sesfit organizou uma série de blitzes em locais estratégicos e palestras em escolas municipais a partir de 5 de maio.
Uma encenação de acidente, com a participação de autoridades, agentes de trânsito e atores, está agendada para 7 de maio, na praça central do bairro Bom Jardim.
A campanha se estenderá também a escolas particulares e empresas.
O perigo do uso de celular
O lema deste ano do Maio Amarelo é "Paz no trânsito começa por você". Uma das principais preocupações é o aumento de acidentes relacionados ao uso de celular ao volante, que já é a terceira causa de mortes no trânsito, atrás do consumo de álcool e excesso de velocidade.
A campanha recomenda que os motoristas desliguem ou coloquem o celular fora do alcance enquanto dirigem para evitar distrações.
Pesquisas mostram que interagir com o celular aumenta em quatro vezes as chances de acidente, afetando também os motociclistas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, manusear o celular ao volante é uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira.
Dicas da campanha
- Evite dirigir com sono ou cansado.
- Use sempre o cinto de segurança.
- Mantenha o celular guardado enquanto dirige.
- Esteja atento aos pedestres e ciclistas.
- Evite freadas e arrancadas bruscas.
- Seja cortês ao lidar com erros de outros motoristas.
- Respeite os limites de velocidade.
Destaque para motociclistas
Os motociclistas, frequentemente vítimas fatais no trânsito, são enfatizados na campanha, lembrando que devem respeitar as normas de trânsito.
Estatísticas revelam que 70% dos acidentes envolvem motociclistas, cujas consequências tendem a ser mais graves devido à vulnerabilidade desse tipo de veículo.
A campanha também ressalta a importância do uso do cinto de segurança, que reduz o risco de morte em até 50% entre os ocupantes dos bancos dianteiros e até 25% nos bancos traseiros.
Mortes no trânsito
Homens jovens são as principais vítimas de acidentes de trânsito, representando 73% das mortes, com quase três vezes mais chances de morrer em comparação com mulheres jovens.
Crianças e jovens também são afetados, sendo os acidentes de trânsito a principal causa de morte entre pessoas de 5 a 29 anos.
O excesso de velocidade é identificado como a principal causa de acidentes de trânsito."
#Compartilhe