Passa o dia todo sentado? Cuide da sua saúde!

  • 28/10/2024
  • 0 Comentário(s)

Passa o dia todo sentado? Cuide da sua saúde!

O mundo nunca esteve tão "sentado". As cadeiras estão em todos os lugares, e nosso cérebro tende a escolhê-las para economizar energia. Estar sentado é confortável, mas em excesso, pode trazer sérios prejuízos à saúde. Em seu livro *Move*, Caroline Williams observa que, ao longo do último século, inventamos tecnologias que reduzem nossa necessidade de movimento. É importante entender como o sedentarismo afeta a saúde e aprender estratégias para minimizar os riscos de passar muitas horas sentado.


 O sedentarismo: um dos problemas de saúde da atualidade
O comportamento sedentário envolve posturas de baixo gasto energético, como ficar sentado, reclinado ou deitado (fora do período de sono). Estudos mostram que, culturalmente, associamos ficar sentado por longos períodos à produtividade, como se mais horas na cadeira se traduzissem em eficiência. Contudo, pesquisas indicam que essa relação não é bem assim. Estudos que mediram o tempo gasto sentado revelaram que permanecer sentado mais de 6 a 8 horas diárias está ligado a problemas de saúde em adultos. Há, inclusive, cerca de 35 condições prejudiciais à saúde associadas ao excesso de tempo sentado. Seria o sedentarismo o "novo fumar"?

 “Sentar é o novo fumar”? Não exatamente
Apesar de a frase ser popular, ela não reflete a realidade. O fumo é drasticamente mais prejudicial à saúde: a cada 100 mil pessoas, o cigarro está associado a 2 mil mortes anuais, enquanto o sedentarismo, a 190. Mesmo assim, passar muitas horas sentado impacta negativamente a saúde e merece atenção.

 O experimento da ASICS com pausas no trabalho
Um estudo da ASICS indicou que, após duas horas de trabalho ininterrupto, a saúde mental começa a declinar, e o nível de estresse cresce visivelmente após quatro horas, reforçando a importância de pausas para se movimentar. Durante o experimento, 80 trabalhadores de 16 países passaram duas semanas monitorados. Na primeira semana, trabalharam sem intervalos. Na segunda, pausas de 15 minutos foram incorporadas para realizar exercícios.

Essas pausas geraram uma melhora de 22% no bem-estar mental dos participantes, com o aumento da confiança (13%), a redução dos níveis de ansiedade (12%) e a diminuição do estresse (14%). A produtividade também subiu em 33%, e o foco, em 28%. Em um estudo anterior, a ASICS já havia descoberto que 15 minutos e 9 segundos de atividade física podem elevar o humor. A pesquisa também avaliou o impacto do movimento no cérebro através da eletroencefalografia, e observou maior atividade nas regiões frontal, central e límbica após o exercício, o que contribuiu para maior foco, redução de estresse e sensação de calma. Movimentar-se, de fato, ativa áreas cerebrais importantes para o bem-estar.

A campanha #DeskBreak, lançada nas redes sociais, incentiva que as pessoas façam uma pausa de 15 minutos, deixem a mesa vazia e compartilhem a foto, com cada postagem arrecadando 5 euros para caridade. A mensagem é clara: "sua mesa pode ser um risco para a sua saúde mental", então "movimente-se para cuidar da sua mente". Uma dica prática para interromper o tempo sentado é beber bastante água, pois o hábito de ir ao banheiro não apenas te faz levantar e se movimentar, como também te mantém hidratado – benefícios duplos para a saúde.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Batom de Cereja

Israel & Rodolffo

top2
2. Volta Bebê, Volta Neném

DJ Guuga, DJ Ivis

top3
3. Destino Certo

Thalles Roberto.

top4
4. Algo Novo

Kemuel

top5
5. Tapão na Raba

Raí Saia Rodada.

Anunciantes